Sabe como comer prevenindo e tratando os sintomas da talassemia?
Essa disfunção hematológica hereditária causa anemia, e as complicações que dela vem.
Existem 3 tipos, mas o manejo é diferente entre elas.
🩸Minor: quase assintomática, mas que precisa de uma alimentação que supra suas necessidades de Ferro e Ác. fólico, sendo necessária suplementação caso os níveis sanguíneos estejam baixos.
- Prefira alimentos ricos em ferro heme como carnes e vísceras, consuma feijão preto pelo menos 2x na semana, vegetais verdes escuros pelo menos 4x na semana.
- Caso seja necessário então utilize suplementos de ferro e ácido fólico, combine alimentos ácidos com os ricos em ferro para otimizar a absorção
🩸Intermediária: Aumentar o consumo de alimentos ricos em Cálcio e Vitamina D, além do Ferro e Ác. Fólico. Consuma alimentos ricos em cálcio como os leites e derivados, vegetais verde-escuros e ovos.
- Tome sol e consuma peixes gordurosos para otimização do aporte de vitamina d, mas não combine alimentos ricos em ferro e cálcio na mesma refeição.
- Faça seus exames periódicos para dosagens de ferro, ácido fólico e vitamina d
🩸Maior: Diminuir os níveis de ferro acumulados no sangue, e redobrar o consumo de Cálcio e Ác. Fólico, e ir de acordo com os principais sintomas. Se necessário, usar quelantes para o excesso de ferro não se acumular nas células do fígado e glândulas.
- Consuma alimentos ricos em ferro e ácido fólico (leite e derivados), alimentos antioxidantes e de acordo com os sintomas.
Então me conta: a Talassemia interfere no modo que você come? Já tinha pensado nisso?
Conhece alguém que precisa dessas dicas? Então encaminha essa indicação que vai ser útil!
Caso queira conversar mais sobre o assunto, me visite lá no Instagram!
43 respostas para “Talassemia”
Os comentários estão desativados.